Classificação de alevinos
O uso de hapas facilita a classificação dos peixes. Os hapas podem ser instalados no próprio tanque onde os peixes estão sendo cultivados ou em tanques adjacentes.
Classificação com um único classificador – as grades devem ser ajustadas para que os peixes médios e grandes fiquem retidos (estes são transferidos para um outro hapa) e os pequenos passem pelo classificador. Tome cuidado para não adensar demais os peixes nos hapas. Use mais hapas se necessário. Separados os pequenos, proceda a classificação dos médios e grandes. A distância entre as grades deve ser reajustada. Os peixes são colocados no classificador. Os médios passam pelas grades (e ficam em um outro hapa) e os grandes são retidos e transferido para o hapa dos grandes.
Classificação com dois ou mais classificadores – cada classificador é ajustado para que passe um determinado tamanho de peixe e colocado em um hapa ou tanque. Os peixes são colocados no classificador 1 (menor abertura). Os que ficaram retidos são transferidos para o classificador seguinte, e assim por diante.